A presidente eleita do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Telma Britto, será empossada em solenidade que acontece na segunda-feira (8), às 10 horas, no Fórum Ruy Barbosa.
A solenidade de posse inclui uma homenagem a Ruy Barbosa, com colocação de flores na cripta do jurista baiano pela presidente Silvia Zarif e o governador Jaques Wagner. Ao final, os empossados receberão os cumprimentos no próprio Salão Nobre do fórum.
Um dos desafios da nova presidente do TJ baiano é enfrentar a descrença do cidadão na Justiça.
Falta de confiança - Pesquisa realizada pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (4), mostra que 70% da população brasileira duvida da honestidade e imparcialidade do poder Judiciário.
No Nordeste, a descrença é maior que em outras regiões do País. Em salvador, a desconfiança está acima da média nacional: chega a 79%. Em Recife, esse índice é de 78%. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro e São Paulo com 71%. Completam a lista os entrevistados de Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Na capital gaúcha, a desconfiança chega a 59%.
Morosidade - A lentidão também foi avaliada. Em São Paulo, 94% dos entrevistados consideram que o Judiciário resolve os conflitos de forma muito lenta. Na capital baiana, este índice é de 93%, índice compartilhado por Belo Horizonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário