
O Programa Integrar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi criado para auxiliar o Judiciário dos Estados a adotar boas práticas de gestão que contribuam para a modernização de rotinas e, consequentemente, para a melhoria no atendimento ao cidadão. A equipe do Integrar auxilia os Tribunais de Justiça na melhoria do trabalho jurisdicional com a adoção de um modelo de gestão moderno, pautado nos princípios da administração pública gerencial, de modo a adequar à realidade local as metas do Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional. O objetivo é contribuir para que os trabalhos desenvolvidos nos Estados possam ajudar na uniformização da prestação da justiça em todo o Judiciário brasileiro.
A equipe do Programa Integrar é multidisciplinar, formada por juízes e técnicos especializados em diversas áreas, como informática e técnicas processuais que atuam em parceria com o Judiciário local, a partir de convênios firmados.
Para execução de suas ações, o Programa Integrar trabalha com foco em quatro eixos, os quais refletem as necessidades de melhoria exigidas pela dinâmica social contemporânea, são eles: infraestrutura e TI; pessoas; processos de trabalho judicial e administrativo e gestão da informação e comunicação.
Os resultados alcançados com a execução do Programa Integrar podem ser constatados tanto no aspecto qualitativo (capacitação e treinamento; padronização dos procedimentos adotados pelos servidores locais; mudança de concepção, cultura e comportamento; redefinição de layouts de documentos e de espaços físicos; celebração de convênios, etc.), como no aspecto quantitativo (volume de atos realizados e aumento de produtividade das unidades judiciárias).
OBJETIVOS
Geral
-
Apoiar os Tribunais dos Estados para que alcancem celeridade e um patamar de eficácia e eficiência na prestação jurisdicional, otimizando os processos de trabalho que constituem sua gestão.
Específicos
- Uniformizar a prestação dos serviços do Judiciário Brasileiro, de forma que as práticas cartorárias sigam um padrão nacional;
- Melhorar o funcionamento das unidades administrativas onde o Programa for implantado;
- Uniformizar os procedimentos adotados pelos tribunais de justiça dos Estados, visando atender ao Planejamento Estratégico do Judiciário Nacional, conforme a Resolução nº 70 do CNJ;
- Firmar parcerias a fim de envolver outros órgãos na solução dos problemas encontrados.
CONTATO
Conselho Nacional de Justiça
Anexo I - Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes s/n - Brasília - DF
CEP: 70175-900
e-mail: integrar@cnj.jus.br
Telefones: (61) 3217-4543/4511
Nenhum comentário:
Postar um comentário