Demoramos para postar as notícias no blog, sobre a assembléia porque estávamos nos recuperando da viagem, diga-se de passagem, muito cansativa, mas valeu a pena. Para completar, tivemos um probleminha técnico no nosso equipamento, mas aqui estão.
A assembléia de avaliação da greve realizada dia 25/5 com a direção dos sindicatos Sinpojud e Sintaj foi muito proveitosa. A impressão que tive é a de que estamos no caminho certo e os servidores estão firmes e conscientes dos objetivos da greve. O que me chamou mais a atenção foi a presença maciça dos servidores do interior, numa evidente demonstração de mobilização total da categoria. Os servidores da comarca de Juazeiro como sempre marcaram presença. Um ônibus partiu de Juazeiro com servidores de diversas comarcas da região. Pela primeira vez o evento foi transmitido via internet por iniciativa do colega Cecílio através da TV judiciário baiano e pela webtv do Sinpojud, após a iniciativa do referido colega e sugestões anteriores nossas, possibilitando aos servidores do interior assistirem à plenária. A categoria decidiu pela manutenção da greve por tempo indeterminado. Foi informado na assembléia que a Presidente do TJBA continua firme no propósito de manter os adicionais de função. Com relação aos contratos REDAs, serão mantidos até a extinção do IPRAJ. Quanto a Gratificação Especial de Eficiência (GEE) será transformada em Vantagem Pessoal, através do PL 18.460/09 que tramita na Assembléia Legislativa. Foram aprovadas ainda as seguintes propostas:
- Manutenção da greve por tempo indeterminado;
- Nova Assembléia marcada para o dia 7 de junho de 2010, no mesmo horário e local;
- Divulgação no site do Sinpojud da Moção de Apoio a Nota Técnica do CNJ, que versa sobre adicional de função, no prazo de 72 horas;
- Enxugar’ pauta de reivindicações do movimento grevista;
- Participação dos servidores e diretoria em audiência no CNJ, no dia 02 de junho para agilizar a decisão do PP que trata dos adicionais de função;
- Propor mandado de injunção, que versa sobre a data base dos servidores e o reajuste salarial dos anos 2008, 2009 e 2010 para ser avaliado pela mesa diretora da Fenajud.
- Após estudo dos sindicatos, publicar no site dados da folha de pagamento com suposta retirada de adicionais de função e cargos comissionados, sendo preenchidos por servidores efetivos do TJBA;
- Escolha da Comissão do Comando de Greve com a participação de servidores da capital e do interior;
Logo após a assembléia e após o almoço, nos dirigimos eu e alguns colegas para Assembléia Legislativa. Estava lá, pasmem em uma das galerias da ALBA, um pequeno grupo de servidores com cartazes impressos com os seguintes dizeres: “Justiça seja feita. OBRIGADO! Aos Deputados que lutaram pela causa dos Servidores do TJ.” Confesso que fiquei sem entender nada. Por um momento fiquei sem saber o que estava acontecendo e me perguntando se estava no lugar certo. Ora, sai de uma assembléia onde a categoria está mobilizada contra os imorais adicionais de função como é que “servidores do TJ” estariam ali agradecendo “aos deputados que lutaram pela causa”. Que causa? Depois foi que a ficha caiu, a causa era a mudança do nome do Adicional de Função que estaria prestes a se chamar de CET (Condições Especiais de Trabalho). O pior é que segundo informações, os deputados não sabiam da Nota Técnica do CNJ, os sindicatos não informaram aos deputados dessa nota técnica, uma falha gravíssima dos Sindicatos. Já pensou se o projeto fosse aprovado ontem? Tudo que foi feito seria em vão e a nota técnica de nada adiantaria mais. A sorte é que houve a intervenção imediata dos servidores que estavam atentos e a votação do projeto foi adiada para próxima terça-feira, dia 1º de junho. Por fim, a categoria foi convocada para se mobilizar também na frente do Tribunal de Justiça. A Diretoria do Sinpojud está convocando todos os servidores para fazerem vigília na AL, todos os dias, a partir de hoje (26/05), com mobilização total na próxima terça-feira, dia 01/06, para evitar a votação do referido PL.
Faço um apelo aos colegas para que se esforcem e participem das assembléias da categoria. Queremos a participação de todos, nessa luta. Greve não é folga, não é para ficar em casa, nem para resolver problemas particulares enquanto os outros colegas estão na luta. Greve é apoio, é participação, é união, é mobilização, é luta. Lembrem-se: não há vitória sem luta!
Fotos por Roberto
Olá Roberto,
ResponderExcluirBom trabalho!
Parabéns colegas de Juazeiro.
Continuemos mobilizados.
Grande abraço.
Mariliana